Buscar
  • Dr Giovanni Marchini

Urologista atende mulher???

Sim! Conheça 5 situações em que o Urologista atua na saúde feminina.


Poucas pessoas sabem que o médico Urologista não atende apenas pessoas do sexo masculino. Em termos gerais, em um consultório de médico urologista, o percentual de consultas de pacientes do sexo feminino chega a 30-40%, a depender da especialidade desse médico.


Entre as questões mais frequentemente atendidas temos a incontinência urinária feminina, situação que compromete a qualidade de vida de forma impactante. Determinar a origem e tipo da incontinência é crucial para definir o tratamento mais adequado, melhorando assim a vida da mulher e restabelecendo seu convívio social.


Outra questão muito abordada em nosso dia a dia de consultório é a infecção urinária. O Urologista auxilia em medidas comportamentais, uso de pomadas e medicamentos, e aborda a questão com exames a fim de identificar alguma causa para as infecções, buscando a cura e a profilaxia para que novos quadros não se desenvolvam.


O assunto cálculo renal já foi amplamente abordado em nossos posts, mas lembramos novamente a importância da prevenção dos cálculos com intensa hidratação, em especial nas mulheres, que já são tratadas cirurgicamente de cálculos numa frequência superior à dos homens. Quem já teve uma crise renal, sabe o que é dor de verdade.


Endometriose é um assunto que assusta muito as mulheres, tanto pelos quadros de dor como pela frequente associação com infertilidade. O médico urologista atua em conjunto com a ginecologia e cirurgia geral em casos complexos, nos quais há envolvimento da bexiga ou ureteres (canais que levam a urina dos rins à bexiga). A incidência de endometriose aumentou nos últimos anos e é cada vez mais frequente o tratamento clínico e cirúrgico, ajudando as mulheres a solucionarem os quadros álgicos e os casais a aumentarem a chance de gravidez.


Por fim, vale a pena lembrar que qualquer tumor ou neoplasia de bexiga, rins e ureteres na mulher é o Urologista que cuida, trabalhando em sua prevenção, diagnóstico precoce e no tratamento.


Mais patologias femininas são atendidas pelo Urologista. Nos escreva! Ficaremos felizes de responder...

18 visualizações0 comentário
urousp,urologia,usp,giovanni,scala,marchini,fmusp,faculdade,de,medicina

Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP