ORIENTAÇÕES SOBRE

POSTECTOMIA E PLÁSTICA DE FREIO BÁLANO-PREPUCIAL (CIRURGIA DE FIMOSE)

 

Sobre o Procedimento:

Explanação: a cirurgia para retirada do excesso de pele ou anel de estreitamento do pênis é realizada em centro-cirúrgico sob anestesia. Tem como objetivo evitar infecções penianas e facilitar a exposição da glande, impedindo que a pele do prepúcio a comprima ou garroteie.

Anestesia: em adultos, a cirurgia é realizada com anestesia local + sedação. Já em crianças, a anestesia é geral, e também é realizada anestesia local para minimizar dor no pós-operatório

Incisão: a incisão é realizada 0,5 a 1,0cm abaixo da glande. Além disso, é incisado o freio na parte de baixo do pênis. São dados pontos com fio absorvível que não precisam ser retirados no pós-operatório.

Catéteres e drenos: não são necessários nesse tipo de procedimento.

Tempo de internação: em geral, a cirurgia é realizada em regime ambulatorial ou de hospital dia, e o paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Orientações Pré-Operatórias:

Jejum: são necessárias 8 horas de jejum para o procedimento devido ao ato anestésico.

Exames: no dia da cirurgia, levar consigo todos os exames realizados no pré-operatório.

Tricotomia (retirada de pelos): em crianças, não é necessária; em adultos, a retirada de pelos da região pubiana e bolsa escrotal ajuda no curativo, e deve ser realizada 12 a 24 horas antes da cirurgia em casa. Caso não seja feita, pode ser feita em centro-cirúrgico.

Acompanhante: tanto para internar como para a alta, é necessário que o paciente seja acompanhado por um adulto.

Chegada ao Hospital: para cirurgias eletivas, agendadas, o ideal é que se chegue ao hospital em torno de 3 horas antes do procedimento. Isso é confirmado pelo hospital 1 a 3 dias antes da data do procedimento.

Horário da cirurgia: para cirurgias eletivas, agendadas, o horário será combinado com seu médico e confirmado posteriormente pelo hospital.

 

Orientações Pós-Operatórias:

Curativo: o curativo inicial do dia do procedimento tem a função de diminuir o sangramento da ferida, mantenha-o por 24 a 48 horas e sua retirada se torna menos difícil sob água corrente (chuveiro morno). Caso caia antes de 24 – 48 hs, faça outro, porém simples apenas com pomada, gaze e micropore. Troque diariamente o curativo até o retorno com seu médico, lave a ferida apenas com água corrente morna e o sabonete habitual do paciente.

Retirada de Pontos: é utilizado um fio absorvível na sutura, o próprio organismo se encarrega de absorvê-lo com o passar dos dias, sem necessidade de remoção. Os pontos caem em 2 a 4 semanas após a cirurgia.

Sintomas mais comuns no pós-operatório:

- edema: trata-se do inchaço que acontece no corpo do pênis e ao redor da glande, durando de 5 a 15 dias.

- sangramento/hematoma: é comum o aparecimento de alguns sinais de sangue ao redor da cicatriz às trocas de curativo, por isso ele deve ser trocado diariamente. O acúmulo de sangue abaixo da área operada, hematoma, eventualmente ocorre e é reabsorvido após alguns dias.

- dor: apesar de poder haver dor, o mais comum é um relato de incômodo local, para isso são utilizados medicamentos específicos;

- dificuldade para urinar: mais comum de acontecer em crianças, mais por medo da dor do que por compressão local. Estimular com água nos pés, torneira aberta e banho são técnicas úteis.

Repouso: deve ser realizado repouso relativo por pelo menos 5 a 7 dias após a cirurgia, o que diminui sintomas como dor, edema e sangramento. Evitar traumas na região.

Medicamentos: o paciente deverá usar medicamentos específicos como antibióticos (para evitar uma infecção), anti-inflamatórios (para diminuição do edema), analgésicos (para controle de dor), e esporadicamente uma pomada (para evitar que o curativo grude em excesso).

Retorno com seu médico: agende retorno entre 7 a 14 dias do dia cirurgia.

Membro da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Dr. Giovanni Scala Marchini - UROLOGIA

Rua Barata Ribeiro, 380 -  cj. 74 - CEP 01308-000

São Paulo, Brasil - Tel [11] 2768-4552;

WhatsApp [11] 96649-1639
Email: marchinism@gmail.com